Rematrícula 2018.1

Postado por: luizferrari

Caro(a) discente,

Você deve preencher o perfil socioeconômico dos graduandos das IFES (Andifies) antes de realizar a renovação de matrícula online 2018/1. Por favor, clique aqui para acessar o formulário e faça a sua avaliação utilizando seu CPF e selecionando a instituição “UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul” ou acesse o endereço:

https://www.perfil.ufu.br/2018/questionario/

 

A renovação de matrícula 2018/1 será realizada no novo módulo de matrícula online do Siscad, no período de 8 a 9 de fevereiro de 2018 (fase de seleção de disciplinas). Para efetuar sua matrícula, acesse o endereço:

https://matriculas.ufms.br/

 

Atenção: Para acessar o novo módulo de matrículas, você deve obrigatoriamente possuir um passaporte UFMS. Caso você ainda não possua seu passaporte UFMS, acesse o endereço abaixo e siga as instruções para obtê-lo.

https://passaporte.ufms.br/

 

Processo de Renovação de Matrícula – 2018/1

OBS: A participação no processo de renovação de matrícula em 2018/1 não é necessária a participação dos discentes que:

  1. Fizerem opção pelo trancamento de matrícula;
  2. Estiverem em mobilidade acadêmica nacional ou internacional;
  3. Forem ingressantes em 2018/1;
  4. Forem discentes dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura Intercultural Indígena e os cursos de Educação a Distância, que seguem calendário específico.

 

Segue, abaixo, uma descrição sucinta do processo de renovação de matrícula (para os discentes dos cursos de graduação da modalidade presencial) para o período letivo de 2018/1.

 

A renovação de matrícula é composta por três etapas:

  1. Seleção de disciplinas;
  2. Ajustes de matrícula, e;
  3. Validação de matrículas.

 

A participação no processo de renovação de matrícula é obrigatória para a manutenção do vínculo acadêmico com a UFMS e deve ser realizado conforme prazos estabelecidos noCalendário Acadêmico .

 

Na primeira ausência de renovação de matrícula pelo discente, de acordo com a Resolução COGRAD nº 638/2017 , o vínculo acadêmico poderá ser convertido em trancamento pelo Coordenador de Curso. O discente será excluído por desistência se, no semestre seguinte, não renovar a matrícula ou se estiver impedido de trancar por ter atingido o limite máximo de quatro semestres de trancamento.

 

Caso o discente opte pelo trancamento de matrícula, deverá ser feito por meio do formulário constante no endereço https://prograd.ufms.br/requerimento-academico até o dia 16/02/2018. Se o discente já estiver com a matrícula trancada e optar por participar do processo de renovação de matrícula, o trancamento de matrícula deste semestre (e de semestres posteriores) será cancelado automaticamente.

 

ATENÇÃO:

  1. É de inteira responsabilidade do discente, acompanhar todo o processo de matrícula.
  2. A seleção de disciplinas deverá ser feita a partir das 7h do dia 08/02/2018 até às 23h59min do dia 09/02/2018.

 

Procedimentos para realização de matrícula

1. Seleção de disciplinas

Para participar da matrícula online, o acadêmico deverá acessar o SISCAD por meio do link https://matriculas.ufms.br/  e logar com o passaporte UFMS, como ilustrado abaixo:


Obs.: caso você não possua o passaporte UFMS, acesse o endereço https://passaporte.ufms.br , clique em “Criar meu Passaporte” e siga as instruções.

 

Após entrar no sistema, o discente deve selecionar no menu de navegação (à esquerda), a opção “Matrícula Online” (disponível durante o período de renovação de matrícula), conforme ilustrado abaixo.

Ao clicar no item “Matrícula Online” pela primeira vez, aparecerá uma tela para atualizar os dados cadastrais. O discente deve conferir as informações do cadastro e, se for o necessário, atualizá-las e clicar no botão “Salvar”. Só depois disso, será possível fazer a seleção de disciplinas.

As Normas Complementares para a Renovação de Matrícula dos Cursos Presenciais de Graduação podem ser encontradas em: RES. COGRAD 638.2017.

Cronograma de Rematrícula

  • 08/02 (quinta-feira) e 09/02 (sexta-feira) – Período de matrículas on-line (via SISCAD).
  • 15/02 (quinta-feira) e 16/02 (sexta-feira) – Período de reajuste de matrículas e matrícula em disciplinas isoladas (via requerimento acadêmico online).
  • 16/02/2018: Prazo para solicitação de trancamento de matrícula 2018/1;Informações:
  • 19/02/2018: Início das aulas 2018/1;
  • 23/02/2018: Prazo final para ajustes na matrícula 2018/1 pela coordenação do curso.

Documentos para Rematrícula

 

Ajuda

Para informações adicionais sobre o processo de renovação de matrícula, veja a Resoluçao nº 638/2017 – COGRAD .

Em caso de dúvidas relacionadas ao processo de renovação de matrícula, procure o coordenador de curso ou a secretaria acadêmica. Os contatos dos coordenadores de curso e das secretarias acadêmicas podem ser encontrados nos seguinte endereços:

  1. Coordenadores de curso: emails podem ser encontrados no site sien.ufms.br ;
  2. Secretarias Acadêmicas: telefones podem ser encontrados na lista de telefones da UFMS .