Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

» História

O Grupo PET-Engenharia Elétrica da UFMS foi implantado em agosto de 1994, sob a tutoria do Prof. Paulo Irineu Koltermann, com a seleção inicial de 4 alunos. Após a primeira etapa foram efetuadas novas seleções atingindo o número máximo de bolsistas no ano de 1997. Em função do processo de reestruturação ocorrido em 2001, o grupo assumiu a composição de 10 bolsistas, composição a qual permaneceu até o ano de 2005, no qual o grupo passou a ser composto por 12 bolsistas.

A linha de ação proposta na criação do grupo foi o estudo e desenvolvimento de ações na área de conservação de energia elétrica, mediante análises/simulações, otimizações de equipamentos, visando estabelecer economia de energia nas instalações e circuitos elétricos.

Conforme a linha de ação determinada pelo grupo, e de acordo com as diretrizes do Programa PET, o grupo PET da Engenharia Elétrica da UFMS tem atuado no apoio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Como grande contribuição para melhoria do curso de graduação estão os cursos de aplicativos computacionais, a contribuição através de ferramentas de apoio como montagem de apostilas para professores e colaboração em eventos tais como semanas acadêmicas e palestras. As atividades de extensão são desenvolvidas em apoio a eventos da comunidade (feiras de ciências em colégios, divulgação do curso, monitorias de ensino, etc) e também no oferecimento de mini-cursos visando reciclagem profissional. Também fazem parte das atividades as visitas técnicas e a participação em eventos da comunidade que tenham identidade com os propósitos do grupo. No que tange às pesquisas, são desenvolvidas monografias sobre temas de relevância acadêmica e profissional, orientadas por professores do curso, e são efetuados acompanhamentos temporários em pesquisas que se encontram em andamento no antigo Departamento de Engenharia Elétrica (DEL).

Como resultado da atuação no grupo, a maioria dos ex-bolsistas têm tido a oportunidade de cursar uma pós-graduação em cursos de destaque no Brasil, ensejando a sua boa formação e coroando um dos propósitos das atividades do PET que é uma formação sólida técnica e multidisciplinar.

Share
Núcleo de Tecnologia da Informação
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul