Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

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Objetivos do Curso


O Curso de Engenharia Elétrica tem por finalidade contribuir para o atendimento às demandas da sociedade em sua área de atuação, bem como para o desenvolvimento sustentável da região e do país.

Para o cumprimento de sua finalidade, o curso referencia-se na qualidade que pretende imprimir à sua atividade formadora, com visão crítica e criativa, calçado na ética profissional, tendo como meta alcançar a excelência em nível nacional na formação de profissionais de Engenharia Elétrica.

 

O objetivo geral do Curso é formar profissionais engenheiros eletricistas com uma formação generalista, capacitados a atender às diferentes solicitações profissionais pertinentes, com uma visão crítica, criativa e inovadora, através de uma sólida formação básica, geral e humanística, associada à sua formação profissional específica, que possam adaptar-se com facilidade às habituais mudanças e avanços tecnológicos e incentivar o desenvolvimento de seus próprios empreendimentos no mercado profissional.

 

Os objetivos específicos do Curso de Engenharia Elétrica/UFMS são:

  • Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
  • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  • Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
  • Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia Elétrica;
  • Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  • Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia Elétrica;
  • Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
  • Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  • Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
  • Avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia Elétrica;
  • Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

 

 

Perfil do Profissional face aos Objetivos do Curso

Uma característica fundamental do nosso tempo é a velocidade com que se dão as mudanças nos campos da ciência e da tecnologia. Tal circunstância requer esforços, dos profissionais de todas as áreas, no sentido de uma contínua atualização profissional.

 

No campo da Engenharia, a rapidez com que ocorrem as transformações científicas e tecnológicas tem um efeito ainda mais contundente. E, no âmbito da Engenharia Elétrica – por tratar-se de uma área onde o surgimento das novas tecnologias tem repercussão praticamente imediata -, o vertiginoso ritmo das inovações exige do Engenheiro Eletricista a capacidade de compreendê-las e absorvê-las com rapidez e eficiência.

 

A consciência da necessidade de uma contínua atualização profissional, de que a educação continuada é imprescindível a um competente desempenho profissional, deve, portanto, estar entre os componentes do perfil atual do profissional de Engenharia Elétrica.

 

Nesse novo contexto de mudanças rápidas e radicais – e não apenas na ciência e na tecnologia, mas também nos campos político e econômico-social – o trânsito e a atuação eficaz do profissional de Engenharia Elétrica nessa realidade em permanente transformação, têm como alicerce a formação recebida durante o seu curso de graduação.

 

Nesse sentido, é condição necessária que o profissional tenha uma formação generalista, com sólida formação básica, geral e profissional, o que deve ser proporcionado pelo curso. Do profissional de Engenharia Elétrica requer-se que tenha a capacidade de resolver problemas concretos da sua área, aplicando os modelos adequados às situações reais. Deve ser capaz de promover abstrações e adequar-se a novas situações encontradas no ambiente prático.

 

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e requerem novas habilidades, atitudes e diferenciais para uma inserção profissional promissora. Portanto, o perfil do profissional do século XXI transcende o de projetista e/ou usuário das novas tecnologias, devendo ser portador de visão crítica das questões políticas, sociais, econômicas, ambientais e relativas ao desenvolvimento sustentável, que permeiam a atividade do Engenheiro Eletricista.

 

Considerando-se as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (Ministério da Educação – Resolução n° 11/2002 – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia), as recomendações do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) e da ABET (Accreditation Board for Engineering and Technology), o/(a) Engenheiro/(a) Eletricista deve apresentar as seguintes habilidades:

  • Projetar e conduzir experimentos bem como analisar e interpretar resultados;
  • Projetar sistemas, componentes ou processos elétricos para atender a requisitos específicos;
  • Identificar, formular, planejar e coordenar projetos e serviços na área da Engenharia Elétrica;
  • Desenvolver e/ou utilizar técnicas, ferramentas e novas tecnologias para o exercício prático da Engenharia Elétrica;
  • Aplicar conhecimentos interdisciplinares, abrangendo as áreas de Economia, Administração, Ciências Humanas e Sociais, Ambiental e Empreendedorismo;
  • Aplicar conhecimentos de ciências básicas – Física, Cálculo, Química e Computação – bem como saber aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia Elétrica;
  • Atuar em equipes multidisciplinares;
  • Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional;
  • Comunicar-se efetivamente (escrita e oral);
  • Ter consciência social, compreender a natureza da ética e da responsabilidade profissional e ser capaz de avaliar o impacto das soluções da engenharia no contexto social e ambiental.

Tais habilidades devem permitir ao egresso desempenhar quaisquer das atividades descritas no Art n° 5 da Resolução n° 1010/CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CREA/CONFEA – Resolução n° 1.010/2005).

Coordenação


Prof. Dr. Valmir Machado Pereira

E-mail: valmir.pereira@ufms.br

Fone: 67 3345-7464

Currículo Lattes

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