Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

» Informações Gerais

Objetivos do Curso


GERAIS:

O curso visa assistir a comunidade  na  demanda  de mão  de obra  especializada, em área específica, despertando um mercado de trabalho para a população jovem, atuando no fomento do desenvolvimento sócio-econômico da região.
As atividades do curso visam dotar os profissionais, de  conhecimentos  pertinentes  as atividades  de projeto, execução e manutenção nas áreas de Distribuição de Energia  Elétrica e Instalações  Elétricas  em geral, e também  de  conhecimentos  básicos para  análise  e desenvolvimento de estudos  nas  áreas  de Geração e Transmissão de Energia Elétrica, Eletrônica Industrial e Telecomunicações.

ESPECÍFICOS:
O conteúdo programático obrigatório desenvolvido durante o curso objetiva dotar os acadêmicos das seguintes habilidades:
• Capacidade de compreensão das leis dos processos físicos e dos princípios básicos de mecânica, para aplicá-los na solução de problemas específicos em situações reais;
• Capacidade de criação de modelos e equacionamento matemático de problemas;
• Capacidade de desenvolver algoritmos e/ou técnicas para a solução computacional de problemas diversos;
• Capacidade de identificar e caracterizar conceitos teóricos e práticos relativos a materiais elétricos e eletrônicos;
• Capacidade de organização, memorização e análise de dados visando a tomada de decisão em engenharia;
• Capacidade de solucionar problemas por intermédio de linguagem gráfica e de elaborar desenhos técnicos de acordo com as normas da ABNT;
• Capacidade de compreender e aplicar as leis básicas, teoremas e técnicas pertinentes à teoria e estudo de circuitos em corrente contínua e alternada, em regime contínuo e transitórios;
• Capacidade de reconhecer e manejar os diversos instrumentos de medidas elétricas;
• Capacidade de interpretação dos efeitos eletromagnéticos e suas aplicações aos equipamentos elétricos existentes;
• Capacidade de elaboração de projetos de redes e subestações de distribuição urbana e rural;
• Capacidade de estabelecer os princípios e fundamentos básicos da operação de transformadores e máquinas elétricas;
• Capacidade de modelagem e análise de Sistemas Elétricos de Potência;
• Capacidade de projetar, interpretar e discutir a utilização de máquinas de fluxo, bombas e turbinas;
• Capacidade de projetar, interpretar e discutir projeto de instalações elétricas prediais, comerciais e industriais;
• Capacidade de resolver problemas relacionados com as instalações elétricas industriais no que se refere aos componentes eletrônicos de potência;
• Capacidade de analisar e escolher a melhor alternativa técnica-econômica para a correção de fator de potência e sistemas de tarifação;
• Capacidade de elaborar relatórios, esboçar e interpretar gráficos;
• Capacidade de trabalhar em equipe.

Perfil do Profissional Face aos Objetivos do Curso


O curso procura a não especialização, possibilitando a formação de um engenheiro com um perfil o mais adaptado possível ao mercado de trabalho, o qual oferece oportunidades especialmente nas áreas de subestações e redes de distribuição urbana e rural, instalações elétricas prediais, comerciais e industriais, telefonia, manutenção elétrica e telefônica e consultoria para grandes consumidores.

O Curso de engenharia Elétrica da UFMS, preocupado com o seu papel formador, busca ajustar o perfil de seu acadêmico, capacitando-o a atender as exigências atuais do mercado de trabalho por intermédio do oferecimento de uma formação básica consistente, essencial ao exercício profissional do engenheiro eletricista e também proporcionando uma formação generalista nas diversas áreas da engenharia elétrica: Eletrotécnica, Sistemas de Potência, Eletrônica e Telecomunicações.
O estágio curricular obrigatório, com um mínimo de 170 horas, e os estágios extracurriculares são realizados especialmente em empresas concessionárias ( ENERSUL, Brasil Telecom, etc. ), empresas de projeto e/ou execução e/ou manutenção de instalações elétricas, subestações e redes de distribuição urbana e rural e também nos setores de produção e/ou manutenção de agroindústrias ( frigoríficos, etc. ). Além disso, a realização de visitas técnicas e trabalhos de iniciação científica e a participação em cursos de extensão e seminários, como por exemplo a Semana de engenharia elétrica são atividades extracurriculares incentivadas.
O curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação e do Desporto – MEC – em 27/10/93, por intermédio da Portaria Nº 1.548. A primeira formatura ocorreu no primeiro semestre de 1993. Presentemente, o período total de integralização do curso é de 5 anos e a carga horária ( tempo útil ) de 4.216 horas/aula. As atividades do curso são desenvolvidas no período diurno, funcionando em Regime de Matrícula por Série Anual.
A implantação, em 1994, de um Programa Especial de Treinamento – PET/CAPES – trouxe para o Curso de Engenharia elétrica a oportunidade de aglutinar professores e trabalhos de interesse comuns. Desde modo, os acadêmicos em geral são beneficiados com instrumentos, metodologias e conhecimentos capazes de alicerçarem em base de formação sólida, a partir de técnicas, filosofia de trabalho, mudança de mentalidade e aperfeiçoamento da capacidade de análise e síntese de problemas relacionados à área.
O profissional está habilitado a atuar conforme as atribuições consoantes aos artigos 8 e 9 do sistema de regulamentação profissional CONFEA/CREA.

Coordenação


Luciana Cambraia Leite

Profª. Drª. Luciana Cambraia Leite

Contato

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1997) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Engenharia Elétrica (PPGEE) entre 2008 e 2013. Atualmente é professora associada do Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (FAENG) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e coordenadora do Curso de graduação em Engenharia Elétrica desde dez/2015. Faz parte da equipe de revisores das revistas nacionais de engenharia elétrica: Controle & Automação e Eletrônica de Potência. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em acionamentos eletrônicos de motores, aplicações de técnicas de inteligência artificial na engenharia elétrica, smart grids e eficiência energética.

Share
Núcleo de Tecnologia da Informação
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul