Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

» Estágio Obrigatório

Estágio Obrigatório

 

Recomendações e Procedimentos

Documentos para Estágio

Normas para Estágio (UFMS)


Recomendações e Procedimentos


Recomendações

  1. No caso de Estágio Obrigatório, o acadêmico deve ter atingido no mínimo 80% da carga horária do curso. Se tiver, deve se matricular na disciplina no SISCAD no início do semestre e então providenciar  a documentação.
  2. Antes de qualquer coisa, o acadêmico deve ler o Regulamento de estágio do curso (Resolução FAENG n.425, de 19/12/2014).
  3. O acadêmico deve verificar se a empresa em que pretende estagiar oferece condições favoráveis para que os objetivos do estágio possam ser assegurados. É necessário que a empresa tenha realizado um Acordo de Cooperação (Convênio) específico para fins de estágio com a UFMS.
  4. Segundo o Art. 19 da Resolução COEG Nº 107/2010 poderá ser dispensado o Acordo de Cooperação quando a concedente for profissional liberal, sendo responsabilidade da COE a averiguação dos requisitos técnicos e legais para a celebração do Termo de Compromisso.
  5. A empresa concedente de estágio deve dispor de um profissional que possa atuar como seu Supervisor de estágio. O supervisor deverá possuir graduação e/ou pós-graduação na área de Engenharia Elétrica ou ter tido o seu curriculum vitae analisado e aprovado pela COE.

Procedimentos gerais

Antes de iniciar seu estágio:

a) A concedente de estágio obrigatório deverá firmar com o aluno, com a interveniência da instituição de ensino, um Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório. O modelo para esse Termo de Compromisso é o disponibilizado pela PREG (Anexo A do Regulamento ), ou outro modelo de acordo com o Parágrafo Único do Art. 22 da Resolução COEG Nº 107/2010 e deve ser elaborado em três vias (ou 4 vias se tiver Agente de Integração). No termo de compromisso de Estágio deve ser inserido o número do acordo de cooperação (convênio), ele pode ser encontrado em: SISCON →”Consulta Pública”, Menu “Relatórios”, “Convênios”. De acordo com a Resolução Coeg n° 266, de 1° de agosto de 2013, os Termos de Compromisso deverão ser assinados pelo Diretor da Unidade da Administração Setorial (FAENG), pelo acadêmico e pelo representante legal da concedente.

b) Preencha, juntamente com o Supervisor na empresa em que pretende estagiar, o Plano de Atividades do Estágio (Anexo B do Regulamento, 1 via), caso seja necessário, tire as dúvidas com o seu professor orientador de estágio por e-mail ou pessoalmente e assinem.

c) O Plano de Atividades, anexado ao Termo de Compromisso, deve ser primeiramente encaminhado a COE. Em seguida as vias do Termo de Compromisso deverão ser levadas à Direção para a assinatura. Após a assinatura de todas as partes, uma via deve voltar a COE para ser arquivada, a segunda via entregue à concedente e a terceira via permanece com o acadêmico.

d) O estágio só tem validade após aprovação pela COE dos documentos (devidamente assinados) entregues pelo acadêmico;

e) A COE comunica através de e-mail a aprovação ou não de seu plano de estágio em um prazo máximo de 5 dias úteis.

Ao final do estágio o aluno deverá entregar ao Professor Orientador:

a) Relatório de Atividades de Estágio (Anexo C do Regulamento, 1 via);

b) Folha de Frequência (Anexo D do Regulamento, 1 via);

c) Avaliação do estagiário pelo supervisor (Anexo E do Regulamento, 1 via);

O Professor Orientador avaliará o estágio com base nosdocumentos descritos no item anterior e emitirá um parecer favorável ou não ao rendimento do estagiário (Anexo F do Regulamento, 1 via), o qual será homologado pela COE.

Para o caso de estágio obrigatório, o acadêmico será aprovado na disciplina de estágio caso tenha cumprido a carga horária mínima de estágio e o parecer do Professor Orientador tenha sido favorável.

Após todas as correções, o acadêmico deverá entregar uma cópia impressa e uma cópia em formato digital do Relatório Final ao professor presidente da COE. Anexar ao final da via impressa: Plano de Atividades do Estágio (Anexo B), Folha de Frequência (Anexo D), Avaliação do estagiário pelo supervisor (Anexo E) e Avaliação do Estágio Supervisionado (Anexo F). A critério da COE, o Professor Orientador poderá ser solicitado para esclarecimentos e apresentação dos instrumentos de avaliação.

  • Preferencialmente todos os documentos destinados a COE devem ser entregues e/ou retirados por meio da Secretaria de Apoio Administrativo ao Curso de Engenharia Elétrica.

Calendário de Atividades e de Reuniões da COE

  • 12/12/2016 – Data limite para entrega do Termo de Compromisso de Estágio. (Anexo A) e do Plano de Atividades do Estágio (Anexo B).
  • 13/12/2016 – Reunião da COE.
  • 07/04/2017 – Data limite para entrega da versão final do Relatório de Atividades de Estágio (Anexo C) e demais documentos.
  • 11/04/2017 – Reunião da COE.

Convênios

  • As empresas concedentes de estágio devem estabelecer um Acordo de Cooperação (convênio) firmado diretamente com a UFMS ou por meio de Agentes de Integração (CIEE, IEL, etc), com o objetivo de estabelecer Campos de Estágio para os acadêmicos da UFMS.
  • O processo de formalização de Acordo de Cooperação será iniciado na Proplan, que analisará os aspectos técnicos e legais da propoente de campo de estágio, manifestando-se favorável ou não, por meio de parecer.
  • Você poderá consultar a lista das instituições com Acordo de Cooperação vigente no sistema  Sicon.

Documentos para Estágio Obrigatório


Res 425 – CCEE/FAENG – Regulamento de Estágio

Formulário de Solicitação de Estágio

Termo de Compromisso

Plano de Trabalho

Roteiro de Estágio

Folha de Frequência

Modelo de Capa

Modelo de Contra Capa

Modelo de Folha de Rosto

Formulário de Avaliação do Estagiário

Formulário de Avaliação Final do Estágio


Share
Núcleo de Tecnologia da Informação
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul